Conheça o pneu que não fura e é feito de sobras de borracha

Projeto foi iniciado e aprimorado em Campina Grande, na Paraíba
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 12/08/2019

Um novo produto eficaz tanto na prática quanto em seu processo de produção promete dar uma luz para o empresariado brasileiro e também um "respiro" ao meio ambiente. Em Campina Grande, interior da Paraíba, cidade considerada um dos polos industriais do Nordeste brasileiro, um pneu de carrinho de mão feito de sobras de borracha e que não fura promete reduzir o impacto ambiental e otimizar o serviço.

Pneumacio foi desenvolvido por uma empresa paraibana (Foto: Divulgação/SENAI Paraíba)
Pneumacio foi desenvolvido por uma empresa paraibana (Foto: Divulgação/SENAI Paraíba)

A empresa RHPE Industria de Artefatos de Borracha Eireli é a criadoria do produto. O “Pneumacio”, ecologicamente correto, dura três vezes mais do que os pneus convencionais.

O processo de produção conta com a vulcanização da borracha e combinação com enxofre para dar mais força, elasticidade e resistência. A operação completa de produção está protegida pela patente.

Neste ano, o diretor executivo da empresa, Neto Porto, espera vender 250 mil unidades. A meta é colocar no mercado pelo menos 2,2 milhões nos próximos três anos. “Já estamos em negociações com os dois maiores fabricantes de carro de mão do Brasil, que unidos produzem quase dois milhões por ano”, afirmou o empresário, ao Portal da Indústria.

O projeto, ancorado nos conceitos da logística reversa, é acompanhado e desenvolvido desde 2017. Agora, o Pneumacio está em fase final de acertos no design.

“A gente quer dar um acabamento melhor. Os estudos de design estão avançados. Quero fornecer tanto para fabricantes, quanto para o varejo de lojas de construção”, finalizou o empresário.


Postar comentário